quarta-feira, 16 de maio de 2012

A nova conexão da embalagem com a web

A nova conexão da embalagem com a web

Desde tempos imemoriais o homem tem utilizado embalagens para suprir as necessidades de seu modo de vida. Quando na pré-história as tribos nômades seguiam o movimento dos rebanhos, precisavam levar junto seus utensílios. Mais tarde, ao se fixarem e iniciarem a prática da agricultura, surgiu a necessidade de estocar as colheitas e os primeiros vasos de estocagem foram produzidos. Desde então, uma longa sequencia evolutiva levou a embalagem a incorporar funções cada vez mais complexas e abrangentes.

Os faraós do antigo Egito criaram uma embalagem de estrutura extremamente complexa, laminada em camadas alternadas de linho e papiro, pintada e envernizada para “conservar” seu conteúdo para a posteridade. O sarcófago é um exemplo precoce da complexidade técnica e funcional que as embalagens atuais alcançaram, mas ele introduziu também o caráter simbólico que foi incorporado definitivamente à embalagem, atribuindo a ela uma nova dimensão.

Durante o período das grandes navegações, uma embalagem revolucionária com um projeto que incorporava conceitos técnicos avançados viabilizou a longa permanência no mar de tripulações numerosas que precisavam se alimentar por meses a fio sem se reabastecer em terra. O barril de madeira desempenhou um papel fundamental na expansão do mundo conhecido, pois dentro dele viajava a água, o vinho, a farinha, os biscoitos, a carne salgada, a pólvora...

Leia mais em: www.embalagemetecnologia.com.br/artigos/2012/007_ed010_mestriner/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário