quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Artigo: “A gráfica em 2013 - Uma história de Natal”

Chegamos ao final do ano e é hora de fazermos o balanço do que foi 2012 e pensar nas previsões para o ano que logo se inicia. O que pode acontecer a partir de agora? Não é só virar a folhinha e trocar o calendário para 2013, mas não devemos ter visões de pessimismo para o próximo ano, embora tudo dependa de nós, empresários gráficos. O cenário econômico nacional e internacional, mudou muito pouco sendo que os economistas acreditam num crescimento do PIB em torno de no máximo 3% a 3,5% em 2013. Teremos inflação que esperamos não supere a casa dos 6% a.a.
 
A Indústria gráfica vai sobreviver, porém não serão todos. Só sobreviverão os que gerirem as suas empresas com consciência, investindo principalmente no fator humano, ou seja, no aperfeiçoamento da mão de obra e no treinamento dos que lidam nas posições-chave, ou seja, Gestão, Vendas, PCP, Custos e Qualidade. Fala-se em baixo crescimento das gráficas. Será possível escapar desta “armadilha” do baixo crescimento?
 
Eu diria que sim, se tomarmos as precauções de reduzir os custos de forma generalizada. Tomar precaução, no entanto, não significa resolver o problema. Aconselhamos implantar o sistema de Boas Práticas, que irá analisar e reformular todos os setores da empresa, desde vendas, passando pelos custos, PCP, pelos diversos setores administrativos e naturalmente pela produção.

http://www.embalagemetecnologia.com.br/artigos/2012/018_ed12_printbill/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário