terça-feira, 20 de maio de 2014

Conformidade dentro de uma cadeia de fornecimento complicada

Como os consumidores têm estilos de vida cada vez mais ativos e dinâmicos, a demanda por opções de alimentos práticos continua aumentando e criando oportunidades para os fabricantes de alimentos preparados e prontos para comer.

No entanto, com o aumento das oportunidades, a evolução do ambiente normativo global da segurança dos alimentos pode apresentar muitos desafios para os fabricantes que operam em cadeias de fornecimento altamente complexas. Isso vale especialmente para os Estados Unidos, onde muitas das cláusulas da Food Safety Modernization Act (Lei de modernização da segurança alimentar) ainda estão pendentes.

Os produtos prontos para comer normalmente não são reaquecidos antes de servir e alguns, como carnes fatiadas, foram vinculados a doenças causadas por patógenos de origem alimentar. O FSIS (Food Safety and Inspection Service, serviço de segurança e inspeção de alimentos) do USDA (U.S. Department of Agriculture, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou recalls de aproximadamente meio milhão de libras de alimentos prontos para comer em 2012 devido à presença de Listeria monocytogenes, as bactérias que causam listeriose ou doença da listeria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário